Nesta segunda-feira (17), a Abrasel no Piauí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou a apresentação do Protocolo “Ei, mermã! Não se cale!" aos empresários do setor de alimentação fora do lar, uma iniciativa que isa promover um ambiente mais seguro e consciente nos estabelecimentos para a proteção das mulheres.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir as formas de atuação das polícias e da sociedade civil para garantir o protocolo. Além disso, o Protocolo foi apresentado, assim como o funcionamento dos treinamentos que devem ser realizados nos estabelecimentos que desejam participar e receber o selo de ambiente seguro.
A Coronel Elizete, Superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, destacou a importância do encontro e da parceria entre as instituições. "Demos o primeiro passo para executar o Protocolo 'Ei, mermã! Não se cale!', com uma reunião entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria das Mulheres e os empresários do setor que já estão aderindo ao nosso protocolo. Discutimos a forma de atuação das polícias e também dos civis para que o Protocolo proteja as mulheres contra a violência", afirmou.
Natália Macário, Diretora-executiva da Abrasel no Piauí, expressou sua satisfação em participar desse momento importante. "Estamos muito felizes em participar desse momento em que a Secretaria das Mulheres divulga os detalhes do Protocolo 'Ei, mermã! Não se cale', para que a gente também ajude a contribuir para um espaço mais seguro para a mulher. Nosso objetivo é garantir que nosso setor seja um ambiente de entretenimento seguro e que nossos funcionários saibam como proceder em caso de demonstração de violência", destacou.
A Abrasel no Piauí reafirma seu compromisso em promover ações que contribuam para a segurança, o respeito e a igualdade de gênero no setor de alimentação fora do lar. A parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí fortalece essa missão, permitindo que os empresários estejam preparados para enfrentar desafios e agir de forma apropriada em casos de violência contra mulheres.