pi.abra

Nesta segunda-feira, 23, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel no Piauí - realizou o curso Descomplique e Contrate, que apresentou diversas atualizações sobre as formas de contratação, dando mais opções para os empresários do setor de Alimentação Fora do Lar conseguirem se adequar à atualidade, tanto no tocante à legislação trabalhista quanto ao momento que ainda envolve a pandemia de Covid-19 e uma lenta recuperação da economia.

O curso teve como palestrante a Auditora Fiscal do Trabalho Cristiane Adad, que esclareceu dúvidas e apontou opções de contratação de colaboradores e parceiros que mais se adequam às relações trabalhistas que os restaurantes mais precisam e utilizam para que possam contratar de forma adequada os trabalhadores com o menor ônus financeiro para a empresa, garantindo a proteção dos direitos do trabalhador. “Foi muito interessante, pois os empresários foram capazes de perceber que ainda não utilizam todas as formas de contratação e, quando usam formas diferentes, acabam tendo demandas na justiça, por não conhecer todos os detalhes de cada tipo de contrato e as diferenças entre eles. Foi isso que nós esclarecemos aqui”, avaliou Cristiane Adad.

O curso é mais uma iniciativa da Abrasel no Piauí e tem como objetivo ser alicerce para os empresários que estão ávidos por medidas que auxiliem na recuperação da economia e também na recuperação da própria empresa depois de tanto tempo de restrições de funcionamento. “Desde o início da pandemia houve muitas mudanças na legislação e várias medidas provisórias que modificaram relações trabalhistas isso causou diversas dúvidas que ainda persistem, então, criamos este curso e uma parceria para levar informação, evitar prejuízos por más contratações e, principalmente, reduzir o custos”, afirmou Natália Macário, Diretora-executiva da Abrasel no Piauí.

A parceria firmada entre Abrasel no Piauí e os escritórios Barbosa e Paz Sociedade de Advogados e Adad Consultoria vai oferecer aos empresários do setor de Alimentação Fora do Lar consultoria e auditoria especializadas. “Nosso serviço tem a intenção de analizar toda a documentação trabalhista da empresa, identificar erros e acertos, adequação à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, no quesito trabalhista, prevenindo, assim, prejuízos, otimizando custos e melhorando as relações entre o empresário, trabalhadores e a justiça do trabalho, que é bem menos acionada, quando está tudo correto”, disse Igor Barbosa, advogado da Barbosa e Paz Sociedade de Advogados.

Os empresários participaram ativamente com perguntas, esclarecendo dúvidas. O número limitado de pessoas no auditório do Centro Comercial Rio Poty respeitou o protocolo sanitário para a realização de eventos presenciais. “Foi bem proveitoso e esclarecedor. Sempre temos essas dúvidas. Nós precisamos participar mais desses eventos porque as coisas estão mudando com muita constância e precisamos nos manter atualizados para fazer o que é correto”, afirmou Pedro Saboia, empresário do Restaurante Rancho do Vaqueiro.

Comentários