Iniciativa da Abrasel e ANCAT destaca importância de catadores na cadeia produtiva de bares e restaurantes e incentiva ações de reconhecimento e inclusão
Comemorado em 7 de junho, o Dia Nacional da Luta dos Catadores é um marco importante para reconhecer e valorizar os trabalhadores que desempenham um papel crucial na reciclagem e na sustentabilidade ambiental no Brasil.
Embora o país ainda tenha enormes desafios na implementação da política nacional de resíduos sólidos (PNRS), como, por exemplo, aumentar os índices de reciclagem - segundo estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, atualmente, só 4% de todo o resíduo gerado é reciclado - o trabalho das catadoras e dos catadores é fundamental para avançar nessa agenda.
Segundo o Atlas Brasileiro da Reciclagem da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis - ANCAT, esses trabalhadores foram responsáveis por 760 mil toneladas de materiais recicláveis recuperadas no ano de 2022 e são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no Brasil, contribuindo com os impactos ambiental e social positivos na cadeia da reciclagem.
E para promover o reconhecimento e a inclusão dos quase 800 mil catadores em atividade no Brasil, a Abrasel desenvolveu em parceria com a ANCAT a campanha “De mãos dadas com catadores”, que comemora um ano desde o lançamento.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho de catadores e integrá-los à cadeia produtiva do setor de bares e restaurantes, incentivando que gestores e empreendedores destes negócios se envolvam e criem relações de respeito e admiração com esses trabalhadores essenciais para o setor e para o planeta.
“Catadores têm um papel importante para o nosso futuro, atuam de forma decisiva para fechar o ciclo dos materiais e tornar a cadeia produtiva mais sustentável. E vão além, eles são verdadeiros empreendedores de vida e queremos reconhecê-los e agradecê-los", diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
"Seguimos convocando não só aqueles que trabalham e empreendem em bares e restaurantes, mas todos que quiserem apoiar e estar conosco nessa jornada”, convida Solmucci.
“A campanha tem promovido a visibilidade dos catadores e catadoras, especialmente com o setor de bares e restaurantes, e o reconhecimento da prestação de serviços desses trabalhadores que são essenciais na cadeia da reciclagem, e que fazem a economia circular girar de verdade no Brasil”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.
De mãos dadas
A campanha foi dividida em diferentes etapas, buscando dar visibilidade aos catadores (fase 1); sensibilizar gestores e empreendedores para importância de pequenos gestos, como dar bom dia e oferecer água (fase 2); e integrar esses profissionais à cadeia produtiva do setor, valorizando o trabalho por eles exercido (fase 3).
No último ano, a campanha “De mãos dadas com catadores” também inspirou seccionais e regionais da Abrasel a estreitarem a relação com cooperativas e associações locais. Em Belo Horizonte, a Abrasel em Minas Gerais criou um lounge de acolhimento aos catadores que atuaram na Virada Cultural da cidade, com lanche, água, lugar para descanso, além de ter arrecadado cestas básicas a pedido da cooperativa.
Já no Piauí, uma parceria possibilitou que catadoras de uma associação local fizessem a gestão de resíduos do festival gastronômico Maria Isabel. Meses depois, os filhos e filhas dessas catadoras participaram da Semana da Criança Abrasel, que promove a ida de crianças de creches, escolas e abrigos públicos a lanchonetes e restaurantes, com atividades de recreação.
No Amapá, catadoras de uma associação local foram contratadas para promover a gestão de resíduos do Encontro Nacional Abrasel, realizado em março de 2024.
Participe
A iniciativa é aberta a qualquer empresa, formador de opinião, organização ou cidadão que queira fortalecer o reconhecimento aos catadores. Para participar, basta entrar no site, baixar as peças gratuitamente e compartilhar nas redes sociais e em outros canais acesse o site.
A campanha tem como parceiros nacionais as empresas: Picpay; Abranet; Coca-Cola Femsa; Ticket Benefícios; Verallia; Rappi; Ifood; Philip Morris Brasil; Pluxee; Ambev; Diageo.