De 7 a 10 de setembro, A Abrasel no Piauí realiza a 6ª edição do Festival Gastronômico Maria Isabel, o maior evento genuinamente piauiense desse gênero. Em 2023, o Festival vai abordar o tema “Dos Cerrados aos Manguezais”, que pretende conduzir o público a uma viagem entre sabores e cultura dos quatro biomas encontrados no Piauí: manguezais, caatinga, cerrado e mata dos cocais. Riquezas naturais traduzidas em pratos elaborados especialmente para o Festival. O evento será na arena do Teresina Shopping, sempre de 17h às 22h, com entrada gratuita.
Este ano, serão 14 restaurantes participantes. Cada um criou um prato exclusivo para o festival, com preço único de R$ 25,00. No espaço, haverá, ainda, duas choperias e um bar com drinques também pensados especialmente para o festival. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas visitem os estandes e participem das 15 aulas-show que serão realizadas durante o Festival. Os ministrantes são chefs piauienses, além de três convidados de outros estados.
“Nós temos um apreço especial pela realização do Festival Maria Isabel porque ele aborda o que é genuinamente nosso. Além de sabores piauienses, os nossos talentos, como chefs já renomados que vão promover aulas-show e também os futuros chefs, os amantes de gastronomia, as pessoas que querem experimentar novos sabores e combinações com ingredientes tradicionais. É divertido para o público e também uma oportunidade para os restaurantes que participam”, afirma Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí.
Além da feira gastronômica e da Cozinha Show, a programação conta ainda com apresentações culturais, feira de pequenos produtores e mostra de organizações sem fins lucrativos que buscam fazer a diferença social e ambientalmente. “Aproveitamos essa oportunidade para revelar organizações que fazem a diferença em comunidades pelo Piauí e que podem ser parceiras de bares e restaurantes movimentando essa economia do terceiro setor. São entidades sociais que colaboraram com ações que impactam positivamente a vida de muitas pessoas e também vão atuar no festival”, diz Natália Macário, diretora-executiva da Abrasel no Piauí.