O Festival Gastronômico Maria Isabel reuniu cerca de 30 mil pessoas em quatro dias de evento na Arena do Teresina Shopping. Cozinha Show, praça de alimentação com 14 restaurantes que criaram pratos específicos para o Festival e muita música atraíram famílias e fizeram os amantes da boa comida viverem dias de alegria no maior Festival de gastronomia legitimamente piauiense que, em 2023, realizou sua 6ª edição. O evento foi realizado pela Abrasel no Piauí em parceria com o Sebrae Piauí e terminou neste domingo, 10.
Neste domingo, a primeira aula na Cozinha Show foi do Chef Cumpade João, da Paraíba, que realizou uma apresentação digna do nome do espaço. Foi uma verdadeira Aula Show, que começou com o Chef andando com os auxiliares da cozinha e outros chefs cantando forró e batendo panelas no meio do público para convidar a plateia. A aula ainda contou com mais cantorias. “Achei ele ótimo, bem dinâmico, criativo, conquistou todo mundo com a alegria dele e mostrou que é apaixonado pelo que faz”, disse Luciana Silva, professora, que acompanhou a aula.
Os restaurantes associados Abrasel no Piauí que montaram pratos especiais para o Festival, também contabilizaram bons resultados ao longo do Maria Isabel. Neura Carmem, da Nossa Casa Pizzas e Sorvetes, disse que o maior ganho foi a divulgação, na zona leste da capital, do trabalho que ela desenvolve há 20 anos no bairro Dirceu Arcoverde. “O que mais me deu alegria foi ver o encantamento das pessoas com o sorbet de cajuína que nós desenvolvemos. Aqui, as pessoas puderam ver que em Teresina nós fazemos sorvete de alta qualidade”, acrescentou.
“O Festival vale super a pena, a gente atrai novos clientes, conhece pessoas, é super produtivo. Muita gente que não conhece o restaurante, prova a nossa comida aqui e, depois, pode ir pra lá (no restaurante)”, avaliou Stephane Lane, gerente do Navegas, que apresentou um prato com camarão, representando o litoral no tema do Festival Maria Isabel deste ano que foi: “dos cerrados aos manguezais”.
A tradição do Festival é oferecer pratos de restaurante a um preço único, este ano: R$ 25,00 (vinte e cinco reais). A diversidade de atrações é outra regra. A feira do produtor, organizada pelo Sebrae Piauí, contou com opções como: peta, mel e doces tradicionais. Duas choperias e um bar ofereceram drinques. A programação contou ainda com apresentações culturais e mostra de organizações sem fins lucrativos que buscam fazer a diferença social e ambientalmente.
“Nós só temos a agradecer a parceria, o apoio e a contribuição de todos os que colaboraram para a realização do maior evento de gastronomia legitimamente piauiense. Sem esse apoio e sem o público que sempre abraça o Maria Isabel, não conseguimos reunir tantos restaurantes colocando um preço popular aos pratos, além de tanto conhecimento de Chefs renomados dentro e fora do estado. Tudo no mesmo espaço. Foi uma ótima festa e já estamos ansiosos pelo ano que vem!”, disse Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí.